Quinta , 19 Set de 2024

Governo da Bahia define valor máximo por trens do VLT de Cuiabá

Veículos foram vistoriados por equipes do governo e avaliação foi positiva, dentro da margem de depreciação

29/02/2024 | Por:

Governo da Bahia define valor máximo por trens do VLT de Cuiabá

Governo da Bahia define valor máximo por trens do VLT de Cuiabá (Da Redação)

Adquiridos pelo governo do Mato Grosso em 2012 por R$ 497 milhões, junto à empresa espanhola CAF, os 40 trens com 280 vagões que compõe o projeto VLT de Cuiabá despertaram o interesse do governo da Bahia em agosto do ano passado, para aquisição e consequente implantação do VLT na região do Subúrbio de Salvador. 

A negociação entre os dois governos está sendo mediada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de um Grupo de Trabalho (GT), e tem sido prorrogada nos últimos meses por falta de entendimento.

Conforme apuração do Portal METROLINHA 1, o motivo do impasse seria o valor final da venda dos vagões. Apesar disso, haveria um interesse mútuo dos dois governos no fechamento do negócio.

Ainda de acordo com as informações obtidas por METROLINHA 1, o Mato Grosso tem pedido algo em torno de R$ 1,2 bilhão pelos 40 trens, valor que consideraria a correção pela inflação atual ao longo dos anos.

O governo da Bahia, por sua vez, propôs inicialmente a quantia de R$ 600 milhões. Nos bastidores, o Palácio de Ondina sinaliza estar aberto ao diálogo para uma pedida entre R$ 650 milhões e R$ 700 milhões. 

Vale lembrar que os trens do VLT de Cuiabá-Várzea Grande, comprados em 2012,possuem vida útil de 30 anos e estão parados há 11 anos. Um estudo encomendado pelo governo foi feito pela empresa CCR, que gere o metrô de Salvador, analisou o estado de conservação dos equipamentos rodantes e sugeriu a redução do valor original corrigido em 30% por conta da depreciação.


Entenda a negociação


Com a distância das propostas dos governos da Bahia e do Mato Grosso, o TCU propôs uma solução intermediária, com o valor de R$ 900 milhões. A gestão estadual baiana, porém, considera esse valor ainda muito acima do ideal para o equipamento rodante do VLT, com base no estudo realizado pela CCR. 

Os R$ 497 milhões pagos pelo governo do Mato Grosso em 2012, quando corrigidos de acordo com a inflação (IPCA), correspondem a aproximadamente R$ 968 milhões. Com a depreciação de 30% prevista no estudo contratado pela gestão estadual baiana, o equipamento rodante do VLT mato-grossense estaria avaliado em R$ 677,8 milhões, o que estaria em consonância com a precificação trabalhada pelo governo da Bahia. 

Uma outra avaliação feita pela CTB e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) aponta que os 40 trens do VLT do Mato Grosso seriam suficientes para dar início à operação do VLT de Salvador.

As obras do novo modal devem ser divididas em três partes: iniciando pelo trecho que liga o bairro da Calçada a Paripe; depois, com uma ligação entre o Subúrbio Ferroviário e a Estação Águas Claras do metrô, através da Estrada do Derba; e finalizando com o trecho que sai do miolo da cidade e chega à Orla Marítima, em Piatã, atravessando as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.

Procurado pelo METROLINHA 1, o secretário Afonso Florence (PT), Casa Civil do Governo da Bahia, preferiu não comentar o assunto para não atrapalhar as negociações. 

A negociação para a compra dos trens é a seguinte: 

- O governo do Mato Grosso pediu inicialmente R$ 1,2 bilhão;

- Um estudo avaliou que o valor original dos trens está depreciado em 30%;

- A Bahia fez uma proposta de R$ 600 milhões pelos vagões;

- O TCU sugeriu um valor intermediário, de R$ 900 milhões;










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