Quinta , 19 Set de 2024

Jerônimo publica edital de licitação para a implantação do VLT em Salvador

Implantação do VLT em Salvador

30/01/2024 | Por: Sedur

Jerônimo publica edital de licitação para a implantação do VLT em Salvador

Jerônimo publica edital de licitação para a implantação do VLT em Salvador (Sedur)

Na manhã desta terça-feira (26/12/2023), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou uma significativa medida para a mobilidade urbana na capital baiana: a autorização para a licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador.

O projeto, dividido em três lotes, representa um investimento robusto de mais de R$ 3,6 bilhões, reforçando o compromisso do Governo do Estado em proporcionar opções de transporte rápido, seguro e eficiente à população. Jerônimo destacou que a iniciativa, originada em gestões anteriores, será ampliada, chegando até o bairro de Piatã, na orla da cidade.

O novo projeto do VLT de SalvadorOs investimentos no VLT de Salvador foram distribuídos em três lotes.Lote 1O primeiro, com extensão de 16,6 quilômetros, abrange o trecho da Ilha de São João à Calçada, recebendo um aporte de mais de R$ 1,5 bilhão. As intervenções compreendem a execução de uma via permanente, com 17 paradas e uma estação na Calçada, além da recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João, urbanização com iluminação LED e a implementação do sistema de energia, contemplando subestação primária e retificadoras.Lote 2O segundo lote, entre Paripe e Águas Claras, com 9,2 quilômetros, é beneficiado com um investimento de R$ 1,2 bilhão.

Esse trecho contempla a execução de uma via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de convivência, pista de skate, ciclovias, interligação com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, e a implementação dos sistemas de energia.Lote 3Finalmente, o terceiro lote, cobrindo de Águas Claras até Piatã, com 10,52 quilômetros, recebe um investimento de mais de R$ 878 milhões.

As obras englobam via permanente, nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias, interligação com o Sistema de Metrô Salvador-Lauro de Freitas e implantação do sistema de energiaCaracterísticas do VLT de SalvadorO Veículo Leve de Transporte (VLT), também conhecido como monotrilho, é uma obra do Governo do Estado da Bahia que visa ampliar o sistema estruturante de mobilidade em Salvador e na Região Metropolitana.

O VLT do Subúrbio é um dos projetos mais modernos e avançados de transporte de passageiros atualmente em construção no Nordeste do Brasil.Histórico do atraso da obraEm 2018, a obra do VLT teve ordem de serviço autorizada pelo governador Rui Costa e o governo chegou a divulgar que o projeto estaria concluído no final de 2024.

Ao longo do tempo, a obra sofreu diversas alterações de prazos, de traçado e de valores. Inicialmente, os estudos previam custos da ordem de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, são previstos R$ 5,2 bilhões para o projeto original que ligaria Salvador à Simões Filho.

A obra do VLT do Subúrbio de Salvador está paralisada desde 2021. A suspensão ocorreu após a empresa BYD, responsável pela construção dos trens, entrar em recuperação judicial.Em 16 de agosto de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), notificou o Consórcio Skyrail, formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, que estava rescindindo o contrato que previa a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador.

A decisão, fundamentada na urgência de solução para a continuidade do projeto, foi respaldada pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), que apontou a inviabilidade de reequilíbrio econômico-financeiro.

O Governo espera que a rescisão seja bilateral, e a empresa chinesa, em resposta formal à notificação, concordou com o distrato.Estudos para melhoria da mobilidade urbana de Feira de Santana e outras cidades do interiorAlém do compromisso com a capital, Jerônimo Rodrigues anunciou estudos em curso para projetos de transporte de massa em diversas cidades, incluindo Feira de Santana.

A proposta, segundo ele, é estender os benefícios da infraestrutura de transporte para além da capital, atendendo a demandas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e nas regiões

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