25/08/2024 | Por: Da redação
EXCLUSIVO! Governo da Bahia pensa em alternativa para atender Lauro de Freitas sem gatilho do metrô (Da Redação)
A estação “Lauro de Freitas” do metrô é uma velha promessa, prevista no contrato de PPP (parceria público-privada) entre o governo da Bahia e a CCR, operadora do sistema metroviário da Região Metropolitana de Salvador. Porém, para que o novo ponto seja construído pela empresa, o texto contratual exige que a Estação Aeroporto alcance uma média de 6 mil usuários em horário de pico, das 17h às 19h, marca ainda distante de ser atingida.
O problema é que, de acordo com o contrato de PPP realizado entre o governo baiano e a CCR, a construção da Estação Lauro de Freitas está vinculada à meta de 6 mil passageiros em horário de pico na Estação Aeroporto, que não foi atingida. Segundo a Sedur, diante desse cenário, a gestão estadual estaria pensando em uma alternativa para levar um melhor transporte para a cidade vizinha a Salvador.
O sonho de uma estação de metrô no centro de Lauro de Freitas está engavetado. Contratada junto à CCR, mas vinculada a um gatilho distante de ser atingido, a expansão do sistema metroviário para a região do Parque Shopping não é mais pensada pelo governo da Bahia como algo para o curto prazo.
Na avaliação da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), é improvável que a meta de 6 mil passageiros por hora no período de pico do movimento, entre 17h e 19h, seja alcançada.
“Está difícil de ser alcançada. Uma meta que acabou ficando difícil. A demanda do metrô foi estimada em cima de premissas que não se cumpriram. Hoje, a circulação do sistema inteiro está em torno de 400 mil passageiros por dia. Nossa previsão era que estivesse em torno de 600 mil. A gente está transitando em torno de 64%, 65% da demanda esperada”, revelou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento."
“A demanda de 6 mil talvez viabilizasse um investimento alto. Para eu levar, de onde estamos hoje até o Shopping Parque, seriam 3 km em elevado, porque seria em cima do canal. Seria uma obra cara para uma demanda que não justificaria o investimento. A população deseja? Sim. Mas essa solução que se pensou não se viabiliza”, lamentou Ana Cláudia.
Apesar disso, a gestão estadual já está pensando, junto à prefeitura de Lauro de Freitas, em uma solução alternativa para atender às necessidades da população da cidade no que diz respeito ao acesso ao metrô.
A ideia é que, a partir da duplicação da Rua Gerino de Souza Filho, mais conhecida como Estrada do Trabalhador, uma espécie de “shuttle” seja instalado, no modelo do que já faz o transporte de passageiros entre o metrô e o Aeroporto de Salvador.
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