Quinta , 19 Set de 2024

EXCLUSIVO! Governo da Bahia pensa em alternativa para atender Lauro de Freitas sem gatilho do metrô

Estação Aeroporto não atinge gatilho de movimentação e Lauro de Freitas pode ficar sem nova estação

25/08/2024 | Por: Da redação

EXCLUSIVO! Governo da Bahia pensa em alternativa para atender Lauro de Freitas sem gatilho do metrô

EXCLUSIVO! Governo da Bahia pensa em alternativa para atender Lauro de Freitas sem gatilho do metrô (Da Redação)

A estação “Lauro de Freitas” do metrô é uma velha promessa, prevista no contrato de PPP (parceria público-privada) entre o governo da Bahia e a CCR, operadora do sistema metroviário da Região Metropolitana de Salvador. Porém, para que o novo ponto seja construído pela empresa, o texto contratual exige que a Estação Aeroporto alcance uma média de 6 mil usuários em horário de pico, das 17h às 19h, marca ainda distante de ser atingida.

O problema é que, de acordo com o contrato de PPP realizado entre o governo baiano e a CCR, a construção da Estação Lauro de Freitas está vinculada à meta de 6 mil passageiros em horário de pico na Estação Aeroporto, que não foi atingida. Segundo a Sedur, diante desse cenário, a gestão estadual estaria pensando em uma alternativa para levar um melhor transporte para a cidade vizinha a Salvador.

O sonho de uma estação de metrô no centro de Lauro de Freitas está engavetado. Contratada junto à CCR, mas vinculada a um gatilho distante de ser atingido, a expansão do sistema metroviário para a região do Parque Shopping não é mais pensada pelo governo da Bahia como algo para o curto prazo.

Na avaliação da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), é improvável que a meta de 6 mil passageiros por hora no período de pico do movimento, entre 17h e 19h, seja alcançada.

“Está difícil de ser alcançada. Uma meta que acabou ficando difícil. A demanda do metrô foi estimada em cima de premissas que não se cumpriram. Hoje, a circulação do sistema inteiro está em torno de 400 mil passageiros por dia. Nossa previsão era que estivesse em torno de 600 mil. A gente está transitando em torno de 64%, 65% da demanda esperada”, revelou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento."

“A demanda de 6 mil talvez viabilizasse um investimento alto. Para eu levar, de onde estamos hoje até o Shopping Parque, seriam 3 km em elevado, porque seria em cima do canal. Seria uma obra cara para uma demanda que não justificaria o investimento. A população deseja? Sim. Mas essa solução que se pensou não se viabiliza”, lamentou Ana Cláudia.

Apesar disso, a gestão estadual já está pensando, junto à prefeitura de Lauro de Freitas, em uma solução alternativa para atender às necessidades da população da cidade no que diz respeito ao acesso ao metrô.
A ideia é que, a partir da duplicação da Rua Gerino de Souza Filho, mais conhecida como Estrada do Trabalhador, uma espécie de “shuttle” seja instalado, no modelo do que já faz o transporte de passageiros entre o metrô e o Aeroporto de Salvador.





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