Quinta , 19 Set de 2024

Discussão do VLT pode viabilizar trem regional

Compartilhamento de linhas impulsionaria transporte de cargas e passageiros

11/06/2024 | Por: Da redação

Discussão do VLT pode viabilizar trem regional

Discussão do VLT pode viabilizar trem regional (Da Redação)

Desativado há quase 30 anos, o transporte intermunicipal de passageiros por trem vive a expectativa de renascimento. Com a discussão em torno do VLT do subúrbio, da retomada do projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e os investimentos previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a recuperação da malha ferroviária voltou à pauta.

No início desse mês, o Tribunal de Contas da União aprovou a venda dos vagões em negociação entre os governos da Bahia e de Mato Grosso para a aquisição de 280 vagões comprados para o projeto de mobilidade da Copa 2014 e que estão sem uso. Esses vagões poderiam viabilizar a retomada do transporte ferroviário no subúrbio e abrir espaço para planos mais ambiciosos.

Estudos recentes, somados a uma grande pesquisa realizada há quase 10 anos, são a base da mobilização pelo Trem Regional, encabeçada pelo movimento “Ver de Trem”, que conta com apoio de diversas entidades e, no início desse mês, conseguiu sensibilizar o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, que demonstrou interesse em avançar no diálogo.


A proposta inclui, além do resgate da linha Salvador x Alagoinhas, passando por Simôes Filho (Mapele), Camaçari, São Sebastião do Passé e Dias d´Ávila, uma ligação com Feira de Santana. Outro trecho ligaria Conceição da Feira e Candeias a Salvador, se integrando com o transporte urbano a partir do subúrbio, desde Paripe até o Comércio e não mais somente até estação da Calçada. O secretário recebeu as sugestões de forma positiva.

“É importante ressaltar que este é um movimento que possui uma longa e exitosa trajetória. O Governo do Estado está desenvolvendo estudos sobre a origem, destino, demanda do transporte ferroviário numa perspectiva metropolitana com o metrô, que já avançou muito, com a possibilidade de integração com o VLT, também metropolitano, e com os estudos de viabilidade de um trem regional de conexão do sistema metroferroviário metropolitano. Mas não só metropolitano, porque além do trajeto que eles propõem, nós cogitamos de Alagoinhas eventualmente até Feira de Santana. Então seria um sistema ferroviário macro metropolitano”, disse Florence.

O projeto do trem regional conta ainda com apoio do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que criou a campanha “Devolva nossos trilhos” e fez uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), para que garanta a implantação do Trem Regional de Passageiros nos trechos entre Salvador x Feira de Santana x Alagoinhas.

Criada no século 19, a linha férrea baiana passou a ser controlada pela União em 1957, com a criação da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e se manteve ativa até 1996, quando foi privatizada no governo de Fernando Henrique Cardoso.

A concessão da Viação Centro Atlântica (VCA) durou 10 anos e foi repassada à VLI (Valor da Logística Integrada), cuja concessão vai até 2026. Desde a privatização, já são 27 anos sem transporte por trem entre Salvador e outros municípios. Mas é justamente a renovação dessa concessão que pode gerar os recursos necessários à recuperação do transporte de passageiros.

Recentemente, a VLI ofereceu ao governo baiano R$ 5 bilhões pela antecipação da renovação e mais R$ 1,2 bilhão para indenizar o estado pelo sucateamento de mais de 2 mil km de trilhos. Dessa multa pode sair o investimento necessário para reativar o trem de passageiros.

O dirigente vê o transporte de passageiros como elemento adicional no pleito pela retomada da linha férrea. “Se leva carga, leva passageiro”, sentencia. E adverte: “É necessário que a Bahia pense grande, se não pode ficar isolada logisticamente. O porto de Salvador é muito importante, não pode prescindir de uma ferrovia”.









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